Aprovações no SISU de cursistas UPT UEFS

Publicado em 09/09/2021 as 13:27.

Considerando que no ano de 2018 a Universidade Estadual de Feira de Santana adotou o ENEM como única forma de acesso à universidade, através do programa SISU, o UPT/UEFS teve o desafio de elaborar novas estratégias que favorecessem a aprendizagem, a motivação e ampliasse a capacidade de competitividade dos seus cursistas, objetivando o ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi elaborado um calendário atrativo, levando em consideração a especificidade do nosso público e que garantisse a diminuição da evasão nas aulas após o ENEM.

Além disso, vale destacar que a todo instante a equipe administrativa e pedagógica pensou propostas a partir da situação pandêmica atual onde muitos alunos se sentiam extremamente desmotivados dificultando o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2020/21, o Projeto Universidade para Todos teve um quantitativo parcial¹ de 53 alunos aprovados em vestibulares de IES baianas. Após o levantamento dos alunos aprovados e verificando que a quantidade de cursistas que frequentavam regularmente as aulas até o final do ciclo – 2020/21 foi reduzida, devido a evasão, o percentual de aprovação do UPT no referido ano foi de aproximadamente 20,5% o que corresponde a um bom percentual levando em consideração o difícil contexto de acesso a educação e tecnologias em tempos de pandemia e isolamento social.

Acreditamos que esse índice de aprovação pode ter sido maior quando levamos em consideração que alguns alunos não conseguem informar sobre sua aprovação. Além disso, o histórico do Programa é que de alguns alunos utilizam as boas aulas ministradas semanalmente para a realização de concursos e outros processos seletivos.

Com relação a aprovação por turmas, damos destaque a todos(as) os (as) alunos (as) e em especial ao primeiro aluno transexual do Programa Universidade Para Todos com aprovação em 1º (primeiro lugar) em Direito na Universidade Federal da Bahia - UFBA. A partir dessa analise a equipe UPT/UEFS ressalta que o aluno oriundo da escola pública, infelizmente, não sai do colégio preparado para participar de processos seletivos de acesso ao ensino superior. Diante dessa situação, o Projeto tem a função de agente reparador, tendo o compromisso com a democratização do acesso ao ensino universitário e o fortalecimento da Universidade Pública.

Acessar lista completa

Nota:   ¹ Acredita-se que esse valor tenha uma crescente a partir das próximaslistas/chamadas que estão sendo disponibilizadas em todas as IES da Bahia.

UPT UEFS nas redes!